quinta-feira, 30 de julho de 2009

Manifesto por um Brasil literário

"O Instituto C&A, se somando às proposições da Associação Casa Azul – organizadora da Festa Literária Internacional de Paraty -, à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, ao Instituto Ecofuturo e ao Centro de Cultura Luiz Freire, manifesta sua intenção de concorrer para fazer do País uma sociedade leitora. Reconhecendo o êxito já conferido, nacional e internacionalmente à FLIP, o projeto busca estender às comunidades, atividades mobilizadoras que promovam o exercício da leitura literária.
Reconhecemos como princípio o direito de todos de participarem da produção também literária. No mundo atual, considera-se a alfabetização como um bem e um direito. Isto se deve ao fato de que com a industrialização as profissões exigem que o trabalhador saiba ler. No passado, os ofícios e ocupações eram transmitidos de pai para filho, sem interferência
da escola.
Alfabetizar-se, saber ler e escrever tornaram-se hoje condições imprescindíveis à
profissionalização e ao emprego. A escola é um espaço necessário para instrumentalizar o sujeito e facilitar seu ingresso no trabalho. Mas pelo avanço das ciências humanas compreende-se como inerente aos homens e mulheres a necessidade de manifestar e dar corpo às suas capacidades inventivas.
Por outro lado, existe um uso não tão pragmático de escrita e leitura. Numa época em que a oralidade perdeu, em parte, sua força, já não nos postamos diante de narrativas que falavam através da ficção de conteúdos sapienciais, éticos, imaginativos.
É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível. Sem preconceitos em sua construção, daí sua possibilidade intrínseca de inclusão, a literatura nos acolhe sem ignorar nossa incompletude.
É o que a literatura oferece e abre a todo aquele que deseja entregar-se à fantasia.
Democratiza-se assim o poder de criar, imaginar, recriar, romper o limite do provável. Sua fundação reflexiva possibilita ao leitor dobrar-se sobre si mesmo e estabelecer uma prosa entre o real e o idealizado.
A leitura literária é um direito de todos e que ainda não está escrito. O sujeito anseia por conhecimentos e possui a necessidade de estender suas intuições criadoras aos espaços em que convive. Compreendendo a literatura como capaz de abrir um diálogo subjetivo entre o leitor e a obra, entre o vivido e o sonhado, entre o conhecido e o ainda por conhecer; considerando que este diálogo das diferenças – inerente à literatura – nos confirma como redes de relações; reconhecendo que a maleabilidade do pensamento concorre para a construção de novos desafios para a sociedade; afirmando que a literatura, pela sua configuração, acolhe a todos e concorre para o exercício de um pensamento crítico, ágil e inventivo; compreendendo que a metáfora literária abriga as experiências do leitor e não ignora suas singularidades, que as instituições em pauta confirmam como essencial para o País a concretização de tal projeto.
Outorgando a si mesmo o privilégio de idealizar outro cotidiano em liberdade, e movido pela intimidade maior de sua fantasia, um conhecimento mais amplo e diverso do mundo ganha corpo, e se instala no desejo dos homens e mulheres promovendo os indivíduos a sujeitos e responsáveis pela sua própria humanidade. De consumidores passa-se a investidores na artesania do mundo. Por ser assim, persegue-se uma sociedade em que a qualidade da existência humana é buscada como um bem inalienável.
Liberdade, espontaneidade, afetividade e fantasia são elementos que fundam a infância. Tais substâncias são também pertinentes à construção literária. Daí, a literatura ser próxima da criança. Possibilitar aos mais jovens acesso ao texto literário é garantir a presença de tais elementos – que inauguram a vida – como essenciais para o seu crescimento. Nesse sentido é indispensável a presença da literatura em todos os espaços por onde circula a infância. Todas as atividades que têm a literatura como objeto central serão promovidas para fazer do País uma sociedade leitora. O apoio de todos que assim compreendem a função literária, a proposição é indispensável. Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno".

Bartolomeu Campos de Queirós
Junho de 2009

Comissão aprova biblioteca escolar

Foi aprovada, no último dia 15, proposta que trata da instalação de bibliotecas em todas as escolas de educação básica no país. O texto também exige a presença de bibliotecários de nível superior, que o acervo seja atualizado constantemente e haja disponibilidade de internet. A proposta define um prazo de cinco anos para a implementação das medidas. De acordo com o deputado Alex Canziani (PDT-PR), em entrevista à Agência Câmara, os projetos vêm em socorro da qualidade da educação brasileira.
FONTE: Boletim do PNLL, edição nº 166 - 27/07 a 02/08/2009 (transcrição integral)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Jovens da comunidade católica de Itacaranha se reúnem na BPF



Jovens da igreja católica do bairro de Itacaranha, acompanhados pela catequista Raquel, realizaram encontro de integração na Biblioteca Comunitária Paulo Freire no dia 25/07.
A programação do encontro previa, também, a participação da equipe de educadores da BPF, que contribuiu com atividades de leitura e produção textual.

BPF recebe crianças do projeto Educar para a Vida



No dia 22/07, quarta-feira, a Biblioteca Comunitária Paulo Freire recebeu crianças integrantes do projeto Educar para a Vida, desenvolvido pelo Centro Espírita Cruz da Redenção, com sede em Periperi.
Como atividade pedagógica, a visita foi planejada com a finalidade de possibilitar que as crianças conheçam uma biblioteca. Foi-lhes mostrado o acervo bibliográfico e as instalções físicas e explicou-se-lhes como funciona o empréstimo de livros.
Sempre acompanhados por Ladailza, a responsável pela BPF, puderam ler livros de sua escolha e escutar histórias.

"LER OU NÃO SER. EIS A QUESTÃO"

Reserve um horário durante o dia, um espaço na sua rotina, alguns dias da semana para ler um livro. Com certeza, sua vida será mais saudável e você estará investindo em seu próprio intelecto. Assim como o alimento é necessário para o corpo, a leitura é indispensável para o espírito. Leia. Cultive o hábito da leitura.
O livro é um amigo incondicional, imortal. Aprecie-o, indique-o a alguém, não o abandone, visite-o periodicamente. Leia um, dois, três, dez, trinta, cem, duzentos, todos os livros que quiser ou puder. Conserve-os com carinho na sua modesta biblioteca e chame-os de amigos, eternos amigos no acervo do seu coração
1.Leia, procure se adaptar a um estilo literário que mais lhe agrada.
2.Leia revistas e jornais para ficar atualizado e desenvolver seu senso crítico sobre diversos assuntos atuais. Atualize-se, não perca tempo porque o tempo é um bem precioso.
3.Monte uma biblioteca em sua residência ou na empresa.
4.Freqüente e associe-se nas bibliotecas de sua cidade.
5.Leia com seus filhos e incentive-os desde pequenos a cultivarem o hábito da leitura.
6.Muita gente diz que não gosta de ler, que não tem tempo e dão outras desculpas inaceitáveis, mas ficam horas e horas na Internet. A Internet jamais substituirá a importância do livro. Portanto, é preciso conscientizar as crianças, os jovens e também os adultos a fazerem o bom uso da Internet que é um instrumento espetacular e fundamental nessa nova era, mas jamais desprezar a função dos livros durante nossa formação profissional e intelectual.
7.Quem lê consegue desenvolver técnicas de redação. Uma grande porcentagem de pessoas são reprovadas no vestibular e em entrevistas nas empresas porque não lêem.
8.As grandes produções do cinema e da televisão nasceram nas páginas de um livro.

FONTE: http://www.luizinhobastos.com/incentivo.asp

sexta-feira, 24 de julho de 2009

LER É BOM

autor: Ziraldo
Editado pela primeira vez em 1980, conta a história do Gato-de-Botas que arma um exército para libertar a Bela Borboleta.

" -- Parem... ela está logo ali,
depois da virada. Preparem-se
para ter uma emoção: vocês vão
ver a borboleta mais bonita que
eu jávi na minha vida!"

LER É BOM

TITULO: O PÁSSARO SEM COR
AUTOR: LUÍS NORBERTO PASCOAL

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"Livro: gênero de primeira necessidade." [ Ziraldo ]

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Salas de cinema e similares veicularão campanhas educativas de utilidade pública

Lei Nº 11.487 de 21/07/2009
Dispõe sobre a obrigatoriedade das salas de cinema e similares destinarem espaço nas suas programações para veiculação de campanhas educativas de utilidade pública.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - As salas de cinema e similares que utilizem telão ficam obrigadas a destinar o tempo de 2 (dois) minutos antes da exibição de cada uma das sessões, à veiculação de campanhas educativas e de utilidade pública, quando solicitado pelas autoridades competentes, tendo como conteúdo os seguintes temas:
I - AIDS e outras doenças infecto-contagiosas;
II - antidrogas e antitabaco;
III - combate à prostituição, à exploração infantil e a todo tipo de discriminação e preconceito;
IV - estímulo à doação de órgãos;
V - estímulo à doação de sangue;
VI - estímulo à prática de atividades físicas e esportivas;
VII - preservação do meio ambiente;
VIII - preservação do patrimônio público e histórico;
IX - ações voltadas à valorização da cidadania e inserção social.
Art. 2º - Os estabelecimentos a que se refere o art. 1º terão o prazo de 2 (dois) dias a partir do recebimento do filme para iniciar as veiculações.
Parágrafo único - O período mínimo de veiculação das campanhas será de 7 (sete) dias ininterruptos.
Art. 3º - Fica estabelecida multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) aos estabelecimentos que descumprirem a presente Lei, por cada sessão em que deixar de ser exibido o filme relativo à campanha solicitada pela autoridade competente.
Art. 4º - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, estabelecendo inclusive os mecanismos de distribuição, acompanhamento e controle das exibições, quando solicitado.
Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 21 de julho de 2009.

JAQUES WAGNER
Governador
Carlos Mello
Secretário da Casa Civil, em exercício

Publicada D.O.E. Em 22.07.2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O livro e a América

"Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto -
Oh! Bendito o que semeia
Livros, livros à mão cheia...
E manda o povo pensar...
O livro caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar".
(Castro Alves

terça-feira, 21 de julho de 2009

Planos estaduais e municipais do livro e leitura

O PNLL e os ministérios da Cultura e da Educação estão preparando, com o apoio e parceria do Instituto Pró-Livro e equipe de consultores, um encontro para lançar os documentos que darão substância e orientação à feitura de Planos Estaduais do Livro e Leitura (PELL) e Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLL). O evento acontecerá em Brasília no mês de setembro. Essa ação está prevista desde os primeiros passos do PNLL e, embora já tenhamos alguns estados e municípios implantando seus planos, será um importante evento de estímulo e orientação para que o Plano Nacional do Livro e da Leitura se concretize em todo o país. Mais informações nos próximos boletins.

Fonte: transcrito integralmente do Boletim do PNLL, edição nº 165 - 20 a 26/07/2009

Vale Cultura

O presidente Lula lança oficialmente nesta quinta, dia 23, o projeto de lei que institui o Vale Cultura. Segundo a revista IstoÉ Dinheiro, a expectativa é de que cerca de R$ 700 milhões sejam direcionados para atividades culturais todo mês. Ou seja, em um ano, o Vale Cultura teria o impacto de oito Leis Rouanet e com a vantagem de que "o benefício gerado em nome de um trabalhador de um rincão do Nordeste ficaria lá mesmo e não em uma sala de espetáculo do Sudeste, subsidiando a diversão da classe A".

Fonte: transcrito integralmente do Boletim do PNLL, edição nº 165 - 20 a 26/07/2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 DE JULHO, DIA DO AMIGO


DEZ ANOS DA TURMA DO XAXADO


A Turma do Xaxado está completando dez anos de vida editorial. E para celebrar o aniversário, o cartunista baiano Antonio Cedraz, criador dos personagens, organizou o Projeto Xaxado Itinerante. O projeto apresenta, além de uma exposição de quadrinhos produzidos por Cedraz e diversos artistas convidados (como Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima, Hector Salas e outros), um álbum especial de luxo no formato 21 x 28 cm, desfilando mil tiras da Turma do Xaxado em 215 páginas.
A Turma do Xaxado é formada por personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro, vivendo historias que falam da nossa terra, encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana.

Fonte: http://turmadoxaxado.blogspot.com/

segunda-feira, 13 de julho de 2009

BPF participa do I Encontro Estadual de Pontos de Cultura da Bahia



Nos dias 8 a 10/07/09, aconteceu o I Encontro Estadual de Pontos de Cultura da Bahia. O evento ocorreu em Salvador e contou com a participação de todo o estado através da articulação de representantes de Pontos de Cultura dos 26 Territórios de Identidade da Bahia.
O SOFIA - Centro de Estudos/Biblioteca Comunitária Paulo Freire foi representado por José Edemilson, coordenador do Ponto de Cultura Estação SOFIA: nos trilhos da cultura, integrante da rede municipal de pontos de cultura, coordenada pela Fundação Gregório de Mattos.

sábado, 11 de julho de 2009

NO ATO DA LEITURA VOCÊ LEITOR:

  • ENRIQUECE O VOCABULÁRIO
  • APRENDE A ESCREVER CORRETAMENTE
  • PODE SE EXPRESSAR MELHOR
  • ESTIMULA A IMAGINAÇÃO

sexta-feira, 10 de julho de 2009

quinta-feira, 9 de julho de 2009

MENSAGEM

"OS LIVROS NÃO TRANSFORMAM O MUNDO. OS LIVROS TRANSFORMAM AS PESSOAS, E AS PESSOAS É QUE TRANSFORMAM O MUNDO."
MÁRIO QUINTANA

quarta-feira, 8 de julho de 2009

EMRedando Leituras reúne-se com Olívia Santana


Na tarde do dia 07 de julho, ontem, representantes da EMRedando Leituras, rede de apoio à práticas leitoras, reuniram-se com a vereadora Olívia Santana, autora da Lei Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura (Lei nº 7.471/2008) com a finalidade de apresentar a rede e firmar parceria com a parlamentar em vista de somar forças em prol da causa do livro e da leitura na cidade de Salvador.

TRAVA-LÍNGUA

O PRÍNCIPE DE CONSTANTINOPLA
QUER SE DESCONSTANTINOPLAR;
QUEM CONSEGUIR DESCONSTANTINOPOLIZAR
O PRÍNCIPE DE CONSTANTINOPLA,
DESCONSTANTINOPOLIZADOR SERÁ.

XXXXXXXXXX

NUM NINHO DE MAFAGAFOSSEIS
MAFAGAFINHOS HÁ. QUEM OS DESMAGAFIZAR
BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ

terça-feira, 7 de julho de 2009

DICA DE LEITURA

[ LEIA]
HOMEM NÃO CHORA
AUTOR: FLÁVIO SOUZA TAVARES
EDITORA: FORMATO
"NESSA HISTÓRIA, FEITA COM BONECOS DE MASSINHA, LUÍS DESCOBRE QUE LÁGRIMA MOSTRA TRISTEZA, ALEGRIA, SURPRESA. E QUE ISSO VALE PARA TODO MUNDO". INDICAÇÃO JORNAL ATARDINHA DO DIA 4/07/09, PÁG 7.

Hora do Conto




No dia 03/07, a Hora do Conto abordou o tema da amizade. O próximo encontro será no dia 17/07 (confira o calendário neste Blog).

Jovens fazem autorretrato na Oficina de Pintura

Os participantes da Oficina de Pintura da BPF iniciaram nas técnicas de autorretrato. A experiência foi divertida e o resultado agradou.

Grandes Leitores

Junho/2009
Escreva seu nome neste espaço
Mostre, com orgulho, que você é um(a) leitor(a)
Mulheres
1º lugar
a) Ariane Cerqueira (11 livros)
b) Ladaiza G. Teles (6 livros)
c) Jucilene F. Cerqueira (6 Livros)
2º lugar
a) Rosangela Lima de Oliveira (4 livros)
3º lugar
a) Rosalia Bispo de Souza (3 livros)
b) Geovana Pitombo Ferreira (3 livros)
c) Valda Santos Brito da Silva (3 livros)
d) Carla Viviana Oliveira Santos (2 livros)
e) Cássia Regina Pitombo (2 livros)
Homens
1º lugar
a) Nilton Ariston Lobo Filho (8 livros)
2º lugar
a) Armando Angelo Nascimento (5 livros)
b) João Batista Leal dos Santos (5 livros)
c) Dalvan de Paula Silva (4 livros)
d) Antonio Nascimento de Jesus (4 livros)
e) Robson Oliveira Queiros (4 livros)
3º lugar
a) Manoel de Jesus Souza (3 livros)
b) Josenilton de Jesus Melo (3 livros)
c) José Edemilson P. dos Anjos (2 livros)
d) Alessandro Vigilante (2 livros)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Livros mais lidos da Biblioteca Paulo Freire

Veja a lista dos livros mais lidos da BPF e enriqueça a sua leitura!
Junho/2009
1. O Largo da Palma, Adonis Filho (7 x)
2. O Cortiço, Aluísio Azevedo (5 x)
3. As Vítimas Algozes, joaquim Manuel de Macedo (4 x)
4. Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago (4 x)
5. O Último Voo do Flamingo, Mia Couto (4 x)
6. Os Escravos, Castro alves (3 x)
7. Rainha Quelé. Clementina de Jesus, Heron Coelho (Org.) (3 x)
8. Terra Papagalii, José Roberto Torero e Marcus A. Pimenta (3 x)
9. Vidas Secas, Graciliano Ramos (3 x)
10. Irmão Lobo, Irmã Cigarra, Armando Moore (2 x)
11. O Gato Pirado, Lúcia Reis (2 x)
12. Tereza Batista Cansada de Guerra, Jorge Amado (2 x)

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Frequência à Biblioteca Comunitária Paulo Freire

Estatística de atendimentos na BPF
Período
Janeiro a Junho de 2009
Total de Atendimentos
1.406 (média mensal = 234,33)
Frequência por Gênero

Mulheres - 632 (44,95%)
Homens - 774 (55,05%)
Frequência por Grau de Escolaridade

Ensino fundamental - 572 (40,68%)
Ensino médio - 624 (44,38%)
Ensino superior - 210 (14,94 %)

FONTE: livro de controle de frequência da BPF
(estes dados representam apenas as ações de empréstimo, devolução, pesquisa, leitura e cadastro)