quarta-feira, 22 de maio de 2013

Coordenadora da BC Paulo Freire apresenta o Programa Permanente da Biblioteca a moradores da Comunidade de Praia Grande

Na manhã do dia 19/05/13, domingo, Ladailza Teles, coordenadora da BC Paulo Freire, reuniu-se com mulheres da comunidade de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, para apresentar o Programa Virando a Página – Programa de incentivo à leitura e formação de mediadores da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

Após a apresentação dos participantes, a mediadora mirim, Mabel, fez a leitura do livro “O Berimbau Encantado”, de Elita Ferreira. O encontro contou com a participação de mães de crianças e adolescentes que participam das atividades do Clube da Leitura. A reunião aconteceu na casa de Inês Teixeira, educadora local, que há alguns anos dedica-se à realização de projetos educacionais na comunidade.

A reunião teve por objetivo, apresentar as ações de incentivo à leitura da BC Paulo Freire e sensibilizar as mães para se comprometerem com a formação leitora de seus filhos, apoiando-os para que participem dos encontros do Clube da Leitura.



Crianças e adolescentes da Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada participam da Hora do Conto na BCPF

A equipe de mediadoras de leitura da Biblioteca Comunitária Paulo Freire recebeu, no dia 17/05/13, crianças e educadores da Escola Com. Nossa Senhora de Escada para a atividade de mediação de leitura.

A programação teve início com as boas vindas aos visitantes. Em seguida, teve cantigas de roda. A atividade de leitura foi animada pela mediadora Taíse com a participação das mediadoras mirins, Mabel (9 anos) e Ludimila (8 anos), que leram os livros: “O Medo e seus segredos”, de Eliane Debus e “Minha avó tem um elefante”, de Jonas Ribeiro. Foi muito legal!

A participação de Mabel e Ludimila como mediadoras mirins foi muito bem aceita pelas crianças da escola comunitária. Finalizamos a atividade com gostinho de quero mais!



Biblioteca Comunitária Paulo Freire realiza mais uma História do Fundo do Baú

A BC Paulo Freire realizou, no dia 17/05/13, sexta-feira, a atividade História do Fundo do Baú, reunindo crianças e idosos, na sede do Lar Fabiano de Cristo, no bairro de Coutos. A História do Fundo do Baú, iniciativa da BC Paulo Freire, é uma atividade de mediação de leitura que promove encontros intergeracionais, ao aproximar os públicos infantil e da terceira idade, com o objetivo de resgatar a memória de contos populares preservados pelos mais velhos.

Nesta data, foi utilizado o texto “História Maria Angula”, extraído do livro “Contos de Assombração”, do escritor Jorge Renán de La Torre. Todos os participantes ficaram encantados e contando os dias do retorno da mediadora de leitura Taise Souza da Biblioteca Comunitária Paulo Freire na instituição!




domingo, 19 de maio de 2013

Encontro dos Grupos de Trabalho para a Construção do PMLLB de Salvador

No dia 15 de maio, aconteceu mais um encontro do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Municiapal do Livro da Leitura e da Biblioteca de Salvador. Nesta reunião, discutiu-se e aprovou-se o regimento interno dos Grupos de Trabalho, responsáveis pela elaboração do  PMLLB. Também foi redefinida a  metodologia das Miniconferências, previstas como estratégia de mobilização e participação popular. Nesta nova forma de trabalhar, os GTs deverão realizar uma Conferência Temática, a partir dos 4 eixos do PNLL, em cada uma das 10 Prefeituras Bairros da capital baiana.

O próximo encontro será dia 21/05/13, às 14h00, no 3º andar da Faculdade de Economia (UFBA), na Pça. Piedade. Você não pode ficar de fora!

"Um por todos e todos por um Salvador, Brasil de Leitores"!!

Os trabalhos de elaboração do PMLLB são coordenados pela vice prefeita de Salvador, Célia Sacramento, e contam com a participação ativa de diversos segmentos organizados da sociedade soteropolitana, tais como: Integrantes da EMredando (SOFIA Centro de Estudos/Biblioteca Comunitária Paulo Freire, Casa do Sol/Biblioteca de Ítalo, Associação de Moradores Conj. Santa Luzia/ Biblioteca Clementina de Jesus, Associaçaõ de Moradores Ilha Amarela/Biblioteca Parque São Bartolomeu e Avante), Polo de Leitura ToKliterário, Lar Fabiano de Cristo, Grupo Cazazeiras Que Ler, ICI, UFBA, CRB BA/SE, Acadêmia de Letras, ALLAS, Forúm Baiano do Livro e da Leitura, Secretária Municipal de Educação e Cultura, CMDCA, LDM, SEMPS, Bibliotecários, dentre outros.




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Biblioteca Itinerante na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada

Em comemoração ao Dia das Mães, as mediadoras de leitura da BC Paulo Freire realizaram atividade de mediação de leitura na Escola Comunitária Nossa Senhora de Escada. A atividade aconteceu na sexta-feira, dia 10 de maio/13, com a participação de gestores da escola comunitária, educadoras, estudantes e suas mamães. Manhã bastante animada com muita leitura literária e homenagens para as mamães.

Foi utilizado o livro “Mamãe, você me ama?”, de Bárbara M. Joosse. Em seguida, as mamães presentes foram convidadas a conhecer a BC Paulo Freire e a ler histórias para os seus filhos.Finalizamos com agradecimentos e sorteios de alguns livros de literatura para as mamães.



Hora do Conto na BC Paulo Freire com crianças da Instituição Lar Fabiano De Cristo

Na tarde do dia 8 de maio/13, as mediadoras de leitura da Biblioteca Comunitária Paulo Freire receberam crianças e educadoras da instituição Lar Fabiano de Cristo, um total de 30 visitantes. Eles vieram à Biblioteca para participar da atividade Hora do Conto, realizada todas as sextas-feiras pelas mediadoras de leitura da BC Paulo Freire.

As mediadoras utilizaram os livros “Sete Histórias para sacudir o esqueleto” (de Angela Lago), “Festa na Rua Assombrada” (de John Patience) e “O esqueleto” (de Marion Villas Boas). Após a mediação de leitura, foi exibido o vídeo de divulgação da rede EMredando Leitura, que fala das experiências das Bibliotecas Comunitárias integrantes da rede, atuando no fomento a leitura nos bairros onde elas estão inseridas, além de testemunhos de pessoas sobre a importância da leitura. Finalizamos a tarde com muita alegria e expectativa de que o próximo encontro, em junho, chegue logo.


Comissão de Mobilização da Miniconferência do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca – PMLLB, setor Subúrbio Ferroviário e Ilhas, reúne para planejar ações.

A comissão criada para discutir o PMLLB de Salvador reuniu-se, no dia 06 de maio/13, na Fundação Gregório de Mattos, às 14h, para discutir a forma de organização da Miniconferência a ser realizada no Subúrbio Ferroviário.


A realização de Minicoferências ocorrerá também nas demais Prefeituras Bairros de Salvador. Cada Miniconferência se reveste de grande importância para a sociedade soteropolitana, que será mobilizada para participar e debater o Plano.

A Comissão do Subúrbio/Ilhas está representada pelo SOFIA Centro de Estudos / Biblioteca Comunitária Paulo Freire (Ladailza Teles), Lar Fabiano de Cristo (Moacir S. Araujo, Letícia Mª Vasconcelos), CRE Sub 2 (Márcia Maria Leone Lima), Conselho Regional de Biblioteconomia (Lídia S. Costa) e Biblioteca Abdias do Nascimento (Eduardo P. da S. Neto e Isis Sacramento).

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Biblioteca Comunitária Paulo Freire recebe a visita de crianças e educadores da Instituição Kilombo do Kioiô

Crianças do Kilombo do Kioiô, instituição sediada na localidade de São Bartolomeu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, visitaram a BC Paulo Freire na última sexta-feira (03 de maio).

A visita à BC Paulo Freire consistiu em atividade de ampliação cultural desenvolvida no contexto da parceria desenvolvida entre a Biblioteca e o Kilombo do Kioiô.

Durante a visita programada, educadores e crianças conheceram os serviços oferecidos pela Biblioteca à comunidade, bem como as instalações físicas da Biblioteca, o acervo literário e regras para empréstimo de livros. Em seguida, participaram de atividades de incentivo à leitura desenvolvidas por Taíse Souza, mediadora de leitura, com os livros “Chapéu Mau e Lobinho Vermelho” (de Jessier Quirino), “A Onça e o Saci” (de Pedro Bandeira) e “Bruxas Enfeitiçadas” (de John Patience).

Após a mediação de leitura, as crianças puderam manusear os livros expostos nas prateleiras e escolher, livremente, algum livro para leitura individual.

Ao final da visita programada, a mediadora de leitura da BC Paulo Freire entregou às educadoras do Kilombo do Kioiô uma Sacola Literária composta de livros de literatura para ser emprestado à instituição parceira, que se responsabilizará em estimular a leitura na sala de aula durante suas atividades pedagógicas.

Ao longo de todo o ano, a BC Paulo Freire apóia diferentes instituições, com as quais estabelece parceria, através do desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura para crianças, adolescentes e jovens. As mediadoras de leitura da BC Paulo Freire também incentivam que as instituições parceiras priorizem e desenvolvam práticas de leitura literária em seus próprios espaços.









Seminário Novas Letras

O evento teve como tema "Políticas Públicas para Leitores" e contou com a participação de José Castilho, Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O evento atraiu diversas organizações sociais e governamentais. 
Para Castilho, a construção dos Planos Municipais e Estaduais devem acontecer com a participação ativa da sociedade Brasileira. Para isto, faz-se necessário gestores comprometidos com a causa da construção de estados e municípios leitores. E, por sua vez, os gestores deverão ter uma escuta ampliada para atender as demandas da população local em cada região onde os planos estão sendo discutidos. A Biblioteca Comunitária Paulo Freire foi representada por Ladailza Teles integrante da Rede EMredando Leitura.


   

quarta-feira, 1 de maio de 2013

BC Paulo Freire integra a Comissão de Elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca no Subúrbio.

Na tarde do dia 30/04/13, aconteceu mais uma reunião de construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca. Estavam presentes integrantes de instituições governamentais (Secretaria de Educação, Secretaria de Ação de Combate a Pobreza CMDCA, Projeto Nutrição e Saúde na Escola) e não governamentais (Bibliotecas Comunitárias, Rede EMredando Leitura, Pólo de Leitura Tokliterário, Conselho de Biblioteconomia, Projeto Fala Escritor, ALAS, Câmara Baiana do livro, Livraria LDM, Grupo Cajazeias Lê, dentre outros), que compõem os GTs responsáveis pela construção do Plano.

Ficou acordado que os GTs criados realizarão Pré-conferências a partir dos 4 eixos do Plano Nacional do Livro e Leitura/PNLL (1. Democratização do acesso, 2. Fomento à leitura e à formação de mediadores, 3. Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico e 4. Desenvolvimento da economia do livro). Os encontros acontecerão nas 10 sub-prefeituras bairros. Para isto, foram também criadas comissões para realizar estas ações.

A sub-prefeitura Subúrbio/Ilhas está representada pelas instituições SOFIA Centro de Estudos/Biblioteca Comunitária Paulo Freire (Ladailza Teles), Associação de Moradores Ilha Amarela/Biblioteca Comunitária Parque São Bartolomeu (Elisa), Biblioteca Abdias do Nascimento (Eduardo Pereira e Isis Sacramento) e a Bibliotecária Lídia S. Costa.