segunda-feira, 28 de maio de 2012

COMEMORAÇÂO DE 11 ANOS DO SOFIA E DA BIBLIOTECA COMUNITÀRIA PAULO FREIRE


Na manhã de sexta-feira, dia 25/05/12, a equipe do SOFIA, muito animada, celebra o 11º aniversário da Instituição. Estiveram presentes amigos, colaboradores, voluntários, parceiros e familiares de crianças e adolescentes atendidos pelo SOFIA.

Iniciamos a confraternização com as boas vindas aos convidados, seguida de cantigas de roda animadas por uma educadora da Escola Comunitária Santo Antônio, do bairro de Periperi. Logo após, o nome de cada organização presente era pronunciado e todos cantavam: “Seja bem vindo ô lê, lê. Seja bem vindo ô lá, lá”.

Depois das apresentações, as mediadoras de leitura Taíse e Rute contaram, em forma de jogral, a história do surgimento do SOFIA. Ladailza continua a história, ilustrando as alegrias e os desafios enfrentados nestes 11 anos de caminhada.

As crianças participantes do reforço escolar e da Hora do Conto, atividades realizadas pela BC Paulo Freire, apresentaram uma coreografia da musica “Aos olhos do Pai”, seguido de recital de poesia do livro “Dez motivos para amar os livros”, do escritor Jonas Ribeiro.

Após a apresentação das crianças, cada parceiro foi convidado a falar sobre o trabalho que desenvolve em sua instituição. Entre uma narrativa e outra, realizava-se uma atividade literária: declamação de poesia, contação de história etc. 

Também houve a participação dos parceiros Rafaela (Sala de Leitura Clementina de Jesus) e Fernanda, Carlinda e Igor (BC Sons do Bem) que colaboraram com a realização de mediação de leitura.

A celebração de aniversário foi encerrada com a ilustre participação do cantor e compositor Dé Barrense, morador de Periperi, que nos presenteou com sua arte.













domingo, 27 de maio de 2012

11 ANOS DO SOFIA CENTRO DE ESTUDOS!


Todo mundo conta a sua história, nós também contamos a nossa...

O SOFIA Centro de Estudos foi idealizado pelo belga Jan Karel Maria van Mol. Jan chegou ao Brasil, primeiro na Paraíba, na década de 70. Em pouco tempo, recebeu um novo nome: João Coqueiro, porque é alto e magro. Quando se transferiu para Salvador, apoiou o desenvolvimento de ações voltadas para o enfrentamento de questões como: problema de moradia, crianças trabalhadoras de rua e saúde da mulher. João Coqueiro queria, ainda, iniciar um projeto voltado para o público adolescente e jovem. Um projeto que investisse no desenvolvimento escolar e cultural deste público.

Certa vez, de férias pela Bélgica, encontrou um velho amigo que lhe doou um valor financeiro para que pudesse apoiar os projetos que atendiam as populações menos favorecidas na periferia de Salvador, no Subúrbio Ferroviário. Finalmente, conseguiu comprar a chácara e reformar o prédio que hoje abriga a Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Em 02 de maio de 2001, a Biblioteca foi inaugurada e, assim, nasceu o SOFIA Centro de Estudos.

O SOFIA, ao longo do ano, desenvolve atividades educativas e culturais contribuindo com a democratização do acesso a informações, conhecimentos, cultura e entretenimento da população, consolidando-se, assim, como um importante espaço de participação e socialização no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Nossa missão é Promover, incentivar, difundir e democratizar o acesso a cultura, a informação e a elevação escolaridade de crianças adolescentes e jovens, em três áreas de atuação: cultura, educação e mobilização sociocultural.

Hoje a Biblioteca Comunitária Paulo Freire é o principal projeto do SOFIA. Nela realizamos diversas atividades que promovem o livro e a leitura literária no imaginário de crianças e adolescentes do Subúrbio Ferroviário. Estas ações de incentivo à leitura contam com o apoio do Instituto C&A, através do Programa Prazer em Ler.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

AVISO

Está suspensa a Assembléia do Fórum Baiano do Livro e da Leitura.
Devido a greve dos rodoviários que teve início dia 23 de Maio (quarta-feira), a primeira Assembléia do  Fórum Baiano do Livro e da Leitura agendada para dia 26 de Maio, está suspensa.
Em breve divulgaremos mais informações.

terça-feira, 22 de maio de 2012

CONVITE

Convidamos você para Assembléia do Fórum Baiano do Livro e da Leitura.
Faça parte deste grupo! Venha discutir, fomentar e acompanhar políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura.

Dia 26 /05
Hora 9:00h
Local Biblioteca Pública do Estado da Bahia – sala 07.

Fórum Baiano do Livro e da Leitura

O Fórum Baiano do Livro e da Leitura lançado no 3º Seminário EMredando Leituras (29/05) reúne instituições e pessoas interessadas em discutir, fomentar e acompanhar políticas públicas do livro e da leitura que favoreçam o acesso ao livro e à formação de leitores e de mediadores de leitura.




Atualmente este Fórum tem os seguintes integrantes:


1- Rede EMredando Leituras

2- SOFIA Centro de Estudos – Biblioteca Comunitária Paulo Freire

3- Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia – Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus

4- Associação de Moradores Nova Esperança de Ilha Amarela - Biblioteca de Ilha Amarela

5- Casa do Sol – Biblioteca de Ítalo

6- Associação Beneficente Cultural Ugo Meregalli - Biblioteca Comunitária Sete de Abril

7- Associação Ideologia Calabar – Biblioteca Comunitária do Calabar

8- Associação Sons do Bem – Biblioteca Comunitária Maria Rita Almeida de Andrade

9- Avante – Educação e Mobilização Social

10- Conselho Estadual de Cultura Bahia

11- Fundação Pedro Calmon

12- Conselho Regional de Biblioteconomia – BA/SE

13- Instituto da Ciência e da Informação (ICI) – UFBA

14- Secretaria da Educação do Estado da Bahia – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica

15- Pontos de leitura dos distritos de Viuveira e Massaranduba – Heliópolis (BA)

16- Livraria Multicampi (LDM)

17- União Brasileira dos Escritores (UBE) – BA

18- Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador

19- Academia de Letras e Artes de Salvador

20- Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem - GELING/FACED/UFBA

21- Espaço Cultural Aladados

22- Maria Rosina Borges

23- Ecil Dos Santos

24- Adenilza Almeida Santana

25- Paulo Sérgio de Brito

26- Ruth Marcelino da Motta Souza








terça-feira, 15 de maio de 2012

BC Paulo Freire acolhe Assembléia do Fórum Municipal da Criança e do Adolescente.


Na manhã do dia 8 de maio de 2012, foi realizada a Assembléia do Fórum Municipal da Criança e do Adolescente na sede da BC Paulo Freire / SOFIA Centro de Estudos. Estavam presentes diversas entidades da sociedade civil, comprometidas com a causa da criança e do adolescente no município de Salvador/Ba.
Foi um dia bastante enriquecedor para todos os participantes. Cada representante relatou um pouco do seu trabalho desenvolvido com a criança e o adolescente, como também os desafios enfrentados em cada território.
Foi ratificada a importância da participação de todos que comungam com esta causa estar presentes nos conselhos e fóruns, tanto no sentido de fortalecer estes espaços como para realizar o controle social das políticas públicas no que tange à criança e o adolescente.



CELEBRAÇÃO DO DIA DAS MÃES NA BC PAULO FREIRE



Mediadoras de leitura e voluntários da BC PAULO FREIRE comemoraram, no dia 11/05/2012, o dia das mães. Participaram as mães das crianças e adolescentes participantes das atividades de incentivo a leitura da Biblioteca.
A mediação de leitura tornou o momento mágico para todos os participantes. Incentivadas pelas mediadoras, as crianças e adolescentes leram poesias para suas mães.

Biblioteca Itinerante



Na manhã de sexta-feira, 04/05/12, a equipe de mediadores e voluntários da BC Paulo Freire encantou, através da literatura, a manhã dos estudantes da Escola Municipal Catarina Paraguaçu. Foi uma manhã de muita magia e encantamento. As mediadoras levaram consigo livros da biblioteca e os expuseram para as crianças e adolescentes, que se deliciaram com o prazer da literatura. Essa atividade chamada Biblioteca Itinerante faz parte de uma das atividades realizadas pela BC PAULO FREIRE, realizada em escolas comunitárias, municipais, estaduais, praças públicas, etc.
Ao final da atividade, as crianças e adolescentes leram diversas poesias em grupo.