SOFIA - HISTÓRICO


HISTÓRICO
Idealizado por Jan Karel Maria van Mol e fundado, em 2001, por lideranças locais atuantes no movimento social, o SOFIA é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e de promoção social.


Entre 2001 e 2005, inicia as atividades da Biblioteca Comunitária Paulo Freire. Executa os projetos “Formação de Lideranças Juvenis”, “Quilombo Educacional Milton Santos”, “Sarau do SOFIA”. Participa da fundação da Rede de Entidades Sócio-culturais do Subúrbio Ferroviário. Inicia seu Programa de Incentivo à Leitura e Formação de Novos Leitores.

Entre 2006 e 2007, participa do Consórcio Social da Juventude (PNPE/MTE), 3ª e 4ª edições, com ações de qualificação social e profissional de jovens e coordenação do serviço civil voluntário. Integra o Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura. Torna-se Ponto de Cultura, integrando a Rede Municipal de Pontos de Cultura. Conquista o Troféu de Finalista do I Prêmio Viva Leitura 2006, na categoria 1 - “Bibliotecas Públicas, Privadas e Comunitárias” (MEC/MinC/OEI/Fundução Santillana).

Entre 2008 e 2012, vincula-se ao Comitê do PROLER/Salvador. Executa o “Projeto Juventude Cidadã” (MTE/PNPE/SETRE), 1ª e 2ª etapas, o “Programa Estadual de Inserção de Jovens no Mundo do Trabalho – TRILHA” (SETRE) e o “Programa Qualifica Bahia” (SETRE), todos com ações de qualificação social e profissional de jovens e trabalhadores adultos. Inicia as atividades do Serviço de Acompanhamento e Orientação Familiar – SAOF. Participa da criação da EmRedando Leituras, rede de incentivo a práticas leitoras, e do Pólo de Leitura de Salvador (Instituto C&A). Realiza o Cortejo Literário do Subúrbio (já em sua 4ª edição em 2012). Participa da criação do Fórum Baiano do Livro e da Leitura.