domingo, 24 de março de 2013

VISITE A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE

A Biblioteca Comunitária Paulo Freire oferece ao Subúrbio Ferroviário de Salvador um espaço de leitura diferenciado, que é um verdadeiro estímulo à leitura literária, pois ela funciona em uma chácara, com extensa área verde, anfiteatro, sala de informática e sala multiuso.
 O Cantinho de leitura faz toda a diferença!
Estamos em frente à praia no bairro de Escada!

 
 Anfiteatro local onde aconteçem rodas de leitura, Saraus...

 Temos um acervo com mais de 7 mil obras literárias.

Pode ser debaixo de uma árvore, deitado na grama, à brisa do mar ou sob o sol brando do final de tarde. Caso queira ler o livro em outros cantinhos, você poderá levá-lo para casa, basta se cadastrar na Biblioteca!

quinta-feira, 14 de março de 2013

14 de Março - Dia Nacional da Poesia

























A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis, onde desde cedo recebera calorosas saudações.
Castro Alves era um jovem bonito, esbelto, de pele clara, com uma voz marcante e forte. Sua beleza o fez conquistar a admiração dos homens, mas principalmente as paixões das mulheres, que puderam ser registradas em seus versos, considerados mais tarde como os poemas líricos mais lindos do Brasil.

Escrito por Jussara de Barros

Copiado do endereço:
<http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-poesia.htm>

quarta-feira, 13 de março de 2013

Parceria entre Bibliotecas Comunitárias da Rede EMredando e Instituto de Ciência da Informação – ICI/UFBA

Na manhã de sexta-feira do dia 8 de março de 2013, Ladailza Teles, representante da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, integrante do Comitê Gestor da Rede EMredando, juntamente com Altair Pacheco – Biblioteca Com. de Ítalo; Conceição Silvana - Biblioteca Com. Parque São Bartolomeu; Solange Sousa - Biblioteca Com. Clementina de Jesus e Fernanda Lauria - Biblioteca e Infocentro Maria Rita Almeida de Andrade, esteve no ICI a fim de discutir proposta para os alunos do ICI desenvolverem estudos e pesquisa a partir das experiências das bibliotecas comunitárias que integram a Rede EMredando.
Além da professora Marlene Morbeck Coelho e de seus alunos, também participou do encontro o diretor do ICI - Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva o qual se comprometeu a continuar apoiando o Fórum Baiano do Livro e da leitura e a construção do Plano Municipal do Livro e da Leitura em Salvador.

sábado, 9 de março de 2013

I ENCONTRO DE FORMAÇÃO DA REDE EMREDANDO EM 2013

A Biblioteca Comunitária Paulo Freire, integrante da rede EMredando Leituras, participou do I Encontro de Formação de 2013, promovido pelo Instituto C&A, através do Programa Prazer em Ler, nos dias 04 e 05 de março. Participaram os gestores das organizações integrantes, os coordenadores dos projetos de leitura e mediadores de leitura das bibliotecas comunitárias que compõem a rede.

A programação do encontro tratou dos princípios e diretrizes do Programa Prazer em Ler, da revisão do plano de ação do projeto do Pólo de Leitura para 2013, dentre outros temas.

Este foi o primeiro encontro com a participação de Camila Leite, a nova assessora responsável pelo acompanhamento do projeto do Pólo de Leitura EMredando.

A formação trazida por Camila proporcionou aos integrantes da rede reflexão e aprendizado como também momentos de integração e apreciação literária feitos pela assessora Camila Leite, e as mediadoras de leitura Taise Souza e Ladailza Teles da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.



AGRADECIMENTO

A Biblioteca Comunitária Paulo Freire agradece ao Instituto C&A por mais um ano de apoio às instituições integrantes do EMredando Leitura, do qual fazemos parte. Este apoio fortalece um trabalho sério, contínuo, de incentivo à leitura literária e formação de leitores desenvolvido pelas Bibliotecas Comunitárias que compõem o EMredando Leituras. Viva, Viva!!!