quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grandes Leitores

Julho/10
Escreva seu nome neste espaço.
Mostre, com orgulho,
que você é um (a) leitor (a)
Homens
1º Lugar
a) Leandro Nascimento (13 livros)
b) Vivaldo Santana Calheiros de Souza (6 livros)
c) Daniel Assunção Bastos (10 livros)

2º Lugar
a) Advan Silva Freitas Júnior (4 livros)
b) Luiz Alberto Silva dos Santos (4 livros)
c) Icaro Lua Lisboa (5 livros)
d) Ricardo de Jesus Lima (5 livros)

3º Lugar
a) Andre Lais Brito Cruz (2 livros)
b) Armando Angelo Nascimento (2 livros)
c) Moises Mota Menezes (2 livros)
d) Wendel Gomes Mendes (3 livros)

Mulheres
1º Lugar
--- --- ---

2º Lugar
a) Vitória Cristina de Jesus Souza (5 livros)
b)Gabriele Almeida Neris ( 4 livros)

3º Lugar
a) Amanda Beatriz Lima Costa (2 livros)
b) Marcia Cardoso Silva (2 livros)
c) Marisa Conceição dos Santos (3 livros)
d) Tailane Borges Costa Lima (3 livros)
e) Ruti Adriane dos Santos Barbosa (3 livros)

Regras:
1º Lugar - 6 ou mais livros lidos no mês
2º Lugar - 4 ou 5 livros lidos no mês
3º Lugar - 2 ou 3 livros lidos no mês

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Livros mais lidos na BCPF - julho/10

4 vezes lidosCascão - Revista em quadrinho


3 vezes lidosAlmanarque da Mônica - Revista em quadrinho


2 vezes lidos
Vidas Secas - Graciliano Ramos
Senhora - José de Alencar
Os Prisioneiros do Deserto - G. L. Bonelli
Cadernos Negros, os melhores poemas - Abelardo Rodrigues
O Último voo do Flamingo - Mia Couto
Magali - Revista em quadrinho
Chico Bento o terror dos mares - Revista em quadrinhos
Mickey - Revista em quadrinhos

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Café em Prosa e Verso

No dia 14/8, sábado, a BC Paulo Freire reuniu 2 mães e 4 pais, além de crianças e adolescentes, educadoras e voluntários, em um animado café-da-manhã com sabor de literatura. Foi o “Café em Prosa e Verso”, atividade bimestral que envolve familiares das crianças e adolescentes que participam das ações de mediação de leitura da BC Paulo Freire.
No evento, os convidados tiveram oportunidade de escutar seus filhos declamarem poesias ou lerem trechos de textos literários utilizados nas atividades de mediação de leitura desenvolvidas pelas educadoras da BC Paulo Freire.

Tributo a Manoel Faustino

No dia 12/8, quinta-feira, o anfiteatro da BC Paulo Freire foi palco de homenagem a Manoel Faustino, herói da revolta dos búzios, organizada por professores e alunos da Escola Mun. Manoel Faustino, localizada em Itacaranha.
É o 2º ano em que a escola organiza o Tributo a Manoel Faustino. Com cartazes e faixas, teatro e poesia, os estudantes contaram a história da revolta dos búzios e do herói homenageado.

BC Paulo Freire reúne mães de crianças e adolescentes

Aconteceu no dia 11/8, quarta-feira, mais uma reunião da equipe de educadoras da BC Paulo Freire com familiares do público atendido nas ações de incentivo à leitura. Foi apresentado, por Ladailza, um breve relato das ações desenvolvidas no 1º semestre deste ano. Também foram anunciadas as próximas atividades planejadas para o 2º semestre. As 14 mães presentes à reunião manifestaram satisfação com o trabalho realizado e se comprometeram em apoiar a participação de seus filhos nas atividades da biblioteca.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SEMANA DO ESCRITOR NA BC PAULO FREIRE

O ambiente da biblioteca foi preparado para um evento especial: havia livretos de cordéis pendurados, um painel com a biografia de diversos cordelistas e uma pesquisa sobre a história do cordel. Enquanto aguardavam o início do evento, o público presente folheava curioso os cordéis disponíveis no local.
O cordelista Antônio Carlos Barreto, escritor homenageado no evento, foi assistido por um público animado constituído pelos adolescentes do Clube da Leitura da BC Paulo Freire, pelas mediadoras da biblioteca, por coordenadores e voluntários do SOFIA, além de outras crianças e adolescentes do grupo de catequese da igreja católica de Nsa. Sra. de Escada.
Antônio Barreto saudou o público presente com sua gaita e pandeiro, logo mostrando que o evento seria animado. O Cordelista falou sobre como o cordel chegou de Portugal ao Brasil e citou outros países em que o cordel tem tradição. Declamou cordéis de sua própria autoria e de outros cordelistas famosos. O público interagiu com o homenageado, acompanhando com palmas sua gaita e através de muitas perguntas formuladas sobre o tema.
A comemoração integrou a programação da Semana do Escritor realizada pela Rede EMredando Leituras, que constitui o Pólo de Leitura de Salvador, apoiado pelo Instituto C&A.