quinta-feira, 12 de julho de 2012

MEDIADORA DE LEITURA DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE VAI A FLIP 2012 !


De 4 a 8 de julho de 2012, a histórica cidade litorânea de Paraty, no Rio de Janeiro, acolheu visitantes de todo o Brasil e do estrangeiro para mais uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP 2012. O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade foi o grande homenageado na edição que comemorou os 10 anos da Festa Literária.

A grandeza da FLIP 2012, reconhecida como uma das principais festas literárias do mundo, pode ser medida não apenas por reunir escritores consagrados, nacionais e internacionais, mas também pela participação e pelo entusiasmo do público local e visitantes – famílias reunidas, as escolas públicas mobilizam estudantes e professores, escritores populares, dentre outros, além de turistas de todo o país, atraídos pela Festa e pela beleza natural e hospitalidade da cidade.

A programação era muito variada, atendendo a públicos, gostos e interesses diversos. Inúmeros eventos são promovidos no campo da literatura e de outras linguagens artísticas e culturais. Debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, acontecem em diferentes espaços de Paraty.

Toda a cidade se transforma para a Festa Literária. As ruas, praças, o comércio local. Paraty se transforma em um cenário especial para a Literatura, escritores e leitores. A principal praça da cidade é decorada com personagens da literatura infantil; as árvores são enfeitadas com livros, que ficam suspensos no ar, pendurados por fios amarrados em seus galhos. Mediadores de leitura reúnem grupos de crianças e adolescentes sob a sombra das árvores. Bonecões são conduzidos por crianças. A praça torna-se mais alegre, dinâmica e encantadora.

Nesse universo de encantamento e sedução do livro e da leitura, representantes de Bibliotecas Comunitárias, integrantes dos Pólos de Leitura, apoiados pelo instituto C&A, interagem com o público e desenvolvem práticas de mediação de leitura ao ar livre. O Pólo Emredando Leituras, de Salvador, foi representado pela mediadora de leitura Ladailza Teles da Biblioteca Comunitária Paulo Freire, do SOFIA Centro de Estudos.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.