sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PIPA


Uma pipa ou papagaio , também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas) é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
É composta de uma estrutura armada que suporta um plano de papel que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Conforme o modelo pode contar com uma rabiola, que é um adereço preso na parte inferior para proporcionar estabilidade, geralmente feitas de fitas plásticas finas ou de papel, ou mesmo de pano, amarradas a uma linha.
É um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
Muitos pipeiros molham a linha da pipa com cerol, uma substância resultante da mistura de cola e vidro, com o intuito de cortar a linha de outros operadores, em um tipo de disputa. Tal prática acaba provocando acidentes com os próprios pipeiros e com outras pessoas como, por exemplo, motoqueiros que tem seus pescoços cortados ao serem atingidos pela linha.
CUIDADOS AO BRINCAR COM PIPAS
1-Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpagos.
2-Não soltar pipas perto de fios telefônicos, elétricos ou de antenas. Procure lugares abertos como praças, parques, campos de futebol, etc.
3-Se a pipa enroscar nos fios, não tente tirá-la. Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
4-Não use linha metálica como fio de cobre de bobinas.
5-Não use linha cortante ( cerol ). É grande o risco de cortar as pessoas com ela, e inclusive você mesmo.
6-Use luvas para não queimar as mãos na linha.
7- Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para seus
condutores.
8-Olhe bem onde pisa, especialmente para trás
9-Olhe bem onde pisa, especialmente para trás
10-Não empine pipas em lajes e telhados, pois uma queda poderá ser fatal.
11- Cuidado com as ruas e lugares movimentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.