segunda-feira, 25 de julho de 2011

BC Paulo Freire promove grupo de estudo na Associação Criança e Família


A BC Paulo Freire realiza mais um encontro do grupo de estudo com a finalidade de promover a formação de mediadores e educadores da biblioteca e de organizações sociais parceiras. O encontro aconteceu na sede da Associação Criança e Família, no Alto de Santa Terezinha, Subúrbio Ferroviário de Salvador, na sexta-feira, 22 de julho de 2011.
O encontro foi dinamizado por Edemilson, gestor do SOFIA, e abordou o tema "O tempo e suas dimensões", baseado em artigo homônimo escrito pelo prof. Lino de Macedo. O texto foi lido e discutido por todos os presentes, constituído, em sua maioria, por educadoras de crianças e adolescentes  de projetos de educação complementar. Com a proposta de ampliar os referenciais teóricos, a abordagem conceitual e estimular a troca de experiências educativas, o encontro foi bastante participativo.
Participaram do encontro a equipe de mediadores de leitura da BC Paulo Freire, educadoras da Associação Nova Aliança e a coordenação pedagógica e educadoras da Associação Criança e Família.

Adolescentes da Associação Nova Aliança visitam o Clube da Leitura

Adolescentes da Associação Nova Aliança, de Praia Grande, visitam a BC Paulo Freire e participam da atividades do Clube da Leitura.
Acompanhados de Inês Teixeira e Marina Conceição, educadoras da ANA, adolescentes residentes na comunidade de Nova Aliança, localidade de Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, visitaram a BC Paulo Freire e participaram do Clube da Leitura na manhã do sábado, do dia 16 de julho de 2011.
A visita foi planejada como parte da formação cultural promovida pela Associação na perspectiva de ampliação cultural dos adolescentes participantes do projeto.

sábado, 16 de julho de 2011

SOFIA +10: diálogos pela sustentabilidade (2ª edição)

A 2ª edição do "SOFIA +10: diálogos pela sustentabilidade" aconteceu na manhã do dia 09 de julho de 2011, na BC Paulo Freire. Com o tema “Sonho que se sonha junto, torna-se realidade” – tema inspirado pela discussão emergente no primeiro encontro – buscou-se sensibilizar as pessoas presentes ao evento para o cuidado em alimentar este sonho, que um dia foi sonhado por Jan Karel, o popular João Coqueiro, de modo que este sonho se torne, cada vez mais, um sonho coletivo e duradouro.

O encontro teve início com a leitura de poesias. Cada pessoa escolheu uma e declamou para que todos ouvissem. Em seguida, a história da fundação do SOFIA foi narrada para todos, com ênfase no sonho acalentado por Jan Karel, de implantar um centro de educação e cultura no Subúrbio Ferroviário de Salvador com a finalidade de oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e social, principalmente, para a população mais jovem.
A discussão emergente foi bastante significativa e motivadora. Boas idéias surgiram e foram registradas. Em breve será divulgada a data da 3ª edição do "SOFIA +10: diálogos pela sustentabilidade".
Assim surgiu a proposta de um encontro
"SOFIA +10: diálogos pela sustentabilidade" é uma atividade mensal, realizada de junho a dezembro de 2011, e reunirá associados, equipe técnica, voluntários, parceiros e a comunidade para discutir os rumos do SOFIA. Tem como objetivo geral avaliar os primeiros 10 anos do SOFIA e redefinir seu planejamento estratégico para o período de 2011 a 2021. E, como objetivos específicos:
1. Dar continuidade ao processo de planejamento estratégico do SOFIA;
2. Possibilitar a participação de colaboradores e parceiros no processo de avaliação e planejamento institucional.
A primeira edição aconteceu na manhã do dia 11 de junho, sábado, nas instalações da BC Paulo Freire. O tema deste encontro foi o planejamento estratégico do SOFIA. E gerou uma frutífera discussão sobre diversos aspectos de sua gestão e propostas que possam assegurar sua sustentabilidade.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Grupo de estudo da BC Paulo Freire aborda o tema Educação Integral




No dia 20 de junho de 2011, das 9 às 12 horas foi realizado mais um grupo de estudo, intensificando nossa proposta de educação continuada em rede. Se fizeram presente representantes da Associação Criança e Família, colaboradores da Escola Comunitária Nova Aliança e a equipe do Sofia.
Foi estabelecido um diálogo enriquecedor sobre o tema Educação Integral no contexto de nossas atividades. Qual o nosso conceito e experiências sobre educação integral? Quais serão nossos desafios? Como podemos promover a Educação Integral em nossa comunidade? Foram alguns questionamentos e debates que fomentaram a discussão do tema. Foi apresentado também o curta metragem João e Bilú, da cineasta Kátia Lund, que serviu de inspiração e serviu para auxiliar nossa percepção a respeito da Educação Integral.

São João com o Clube da Leitura


No dia 18 de junho de 2011 os pré-adolescentes do Clube da Leitura se encontraram no Sofia Centro de Estudos para realização da confraternização do São João. Como toda festa junina, não poderia faltar muita animação e comidas típicas.
Para se esquentar no ritmo do forró, iniciamos o encontro ao som do forró tradicional do Rei do Baião – Luiz Gonzaga, onde o público pôde ensaiar alguns passos. Em seguida, foi momento de deliciar com a mediação de leitura do livro “Confusão no São João” de Cecy Ramos Costa Bahia. Contamos com a participação do Grupo Garotos da Favela, do MSTB de Escada, que apresentaram um número de hip-hop. Por fim, encerramos a confraternização ao som de muito forró e saboreando as comidas típicas dos festejos de São João.

Café em Prosa e Verso



No dia 04 de junho de 2011, os pré-adolescentes do Clube da Leitura trouxeram seus familiares para mais uma atividade do Café em Prosa e Verso. O café foi iniciado com a declamação de poesias do livro Zum-zum-zum e outras poesias de Lalau e Laura Beatriz.
O momento seguinte foi marcado pela mediação de leitura dos seguintes livros: Dez motivos para amar os livros, de Jonas Ribeiro; Contos de Bichos do Mato, de Ricardo Azevedo.
A mediação despertou em alguns participantes do Clube da Leitura o interesse em realizar leitura de mais poesias, contagiando as mães presentes a integrarem este ciclo de leitura.
O café da manhã ficou ainda mais saboroso após a degustação de poesias em versos e prosas em um ambiente familiar.