sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Formação de Mediadores de Leitura

Em seguimento ao processo de formação da BC Paulo Freire, aconteceu, no dia 27 de agosto, a OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MEDIADORES DE LEITURA voltada à formação continuada da equipe de mediadoras da BC Paulo Freire e das organizações sociais parceiras. A realização da oficina também tem por finalidade a formação de novos mediadores.

A proposta apresentada pela BC Paulo Freire divide-se em módulos temáticos desenvolvidos periodicamente. A oficina foi dividida em duas partes: a primeira, voltada à fundamentação teórica, e desenvolvida por José Edemilson, abordou as diferentes concepções de leitura a partir de referenciais como Paulo Freire, Marisa Lajolo, Angela Kleiman e Silvia Castrillón.

Na segunda parte, voltada à troca de experiências, Ladailza G. Teles e Taíse T. Souza, mediaram a leitura do livro "Bonita, é assim que Vovó me chama", de Barbara M. Joosse, e dinamizaram uma discussão a partir da observação do grupo presente. A partir desta experiência, foram destacados itens como: a centralidade do livro, a escolha do texto literário de acordo com o perfil da criança ou adolescente, a entonação da voz, a disponibilidade do livro para o empréstimo.

Participaram desta primeira oficina, 13 pessoas, representando as organizações: SOFIA/BC Paulo Freire, Lar Fabiano de Cristo, CESMOB, Esc. Mun. Sta. Luzia, Quilombo Kioiô e o Grupo de Jovens Liberdade Já.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.