quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Histórico do Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário

Em 2009, sob a influência da recém promulgada Lei nº 11.899/2009, que institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, o SOFIA Centro de Estudos, através de sua Biblioteca Comunitária Paulo Freire, mobilizou diversas organizações sociais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, atuantes nas áreas de educação e cultura, com a proposta de realização da “Semana da Leitura da BC Paulo Freire".
A programação desta primeira “Semana da Leitura” previa a realização de um cortejo literário com a proposta de mobilizar diversos agentes sociais do Subúrbio Ferroviário em torno da causa do livro e da leitura, dar visibilidade às ações das organizações envolvidas com o evento e divulgar a Lei nº 11.899/2009. Na manhã de 16 de outubro de 2009, aconteceu o “I Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário”, que percorreu o trecho da Av. Suburbana, saindo do Largo do Luso (no bairro de Plataforma) até o Largo de Escada.
Em 27 de outubro de 2010, acontece o II Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário. Desta vez, o cortejo percorreu ruas internas dos bairros de Itacaranha e Escada. A concentração do público ocorreu na Escola Municipal Manoel Faustino (Itacaranha), de onde o Cortejo partiu para a Escola Municipal Catarina Paraguaçu, sendo recebido por estudantes e educadores desta unidade escolar. Após um lindo recital de poesia e apresentação de teatro protagonizados pelas crianças, o cortejo seguiu até a sede da BC Paulo Freire onde foi encerrado com diversas apresentações literárias e culturais.
O êxito dos anos anteriores possibilitou a realização do III Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário em 14 de outubro de 2011. Diversas organizações parceiras foram mobilizadas, entre escolas públicas e comunitárias, grupos culturais, associações e ONGs, enfim, grupos e instituições que atuam no âmbito da educação e da cultura com o público de crianças e adolescentes. Nesta 3ª edição, o cortejo partiu da Praça da Revolução em Periperi até a sede da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.