segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos parceiros e Apoiadores do IV Cortejo Literário


O SOFIA CENTRO DE ESTUDOS e a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE agradecem a todos os parceiros pela cooperação em vista da realização do IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO:
Lar Fabiano de Cristo, CRE Subúrbio 2, Escola Estadual ACM, Escola Municipal de Periperi, Projeto Fala Escritor, Projeto Dom Quixote, Associação Criança e Família, ASSMOILHA, dentre outros.


Nossos agradecimentos especiais aos apoiadores:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA.

sábado, 13 de outubro de 2012

Imagens do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário - parte II


O tímido sol que ensaiava aquecer as primeiras horas da manhã, fez-nos acreditar que o dia seria de sol. Mas a esperança durou pouco. A chuva retornou intensa no instante em se davam os preparativos para o início da caminhada.
Alguns minutos depois, quando a chuva cessou, os animadores, de cima do minitrio, convocaram todos os presentes a se posicionarem. A faixa e os bonecões à frente, abriam o Cortejo e anunciavam aos moradores locais, transeuntes e curiosos o motivo da festa: era o IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário. Era a celebração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009.
A FAMUPI, fanfarra da Escola Municipal de Periperi, animava o Cortejo, seguida de diversas alas compostas de crianças, adolescentes e jovens das bibliotecas comunitárias, de escolas públicas e comunitárias, de associações, de ONGs, grupos culturais diversos.
O poeta Castro Alves (Marcos Peralta), de cima do minitrio, declamava poesias de sua autoria e de outros poetas baianos. Em companhia de Moacir e Amando animavam o Cortejo, quando a chuva retornou, agora ainda mais intensa. Já não havia retorno, nem proteção. O Cortejo estava em plena Avenida Suburbana, em meio ao trânsito.
Atrás do minitrio, a banda de percussão ditava o ritmo. A chuva já não ameaçava, apesar de sua intensidade. Ao som da percussão e da FAMUPI, as crianças, adolescentes e jovens divertiam-se com a chuva.
O IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário, finalmente, chegou ao seu destino, a Escola Municipal Cid Passos, em Coutos. Havia uma sensação de vitória, de superação de todos os obstáculos.
O tempo chuvoso alterou os horários e a programação. Talvez algumas pessoas não tenham tido a coragem de sair em baixo de tanta chuva. Mas quem não desistiu, quem compareceu à Pç. da Revolução, quem percorreu os 2 Km até a Escola Municipal Cid Passos não esquecerá.

Agradecimentos:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA - CRE Subúrbio 2








Imagens do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário - parte I

10 de outubro de 2012, quarta-feira, véspera do IV Cortejo Literário. A cidade de Salvador amanhece sob forte chuva. Anoitece. A chuva continua intensa. A comissão organizadora do IV Cortejo Literário está apreensiva. Já não há como adiar a realização do evento.
11 de outubro de 2012, quinta-feira. O dia amanheceu chuvoso. Ainda resta uma esperança de que a chuva dê uma trégua. Apesar das condições desfavoráveis do tempo em Salvador, o público compareceu à Pç. da Revolução, em Periperi, local de concentração do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário.
Crianças, adolescentes, jovens, familiares, educadores sociais, professores. Público mobilizado pelas bibliotecas comunitárias, associações, escolas públicas, ONGs, grupos culturais diversos. A Pç. da Revolução foi ocupada por uma multidão animada e colorida, portando faixas, cartazes, banners com imagens e frases com referência à importância do livro e da leitura.
A programação do IV Cortejo Literário foi iniciada, na Pç. da Revolução, com a queima de fogos de artifício e um discurso de abertura. Em seguida, a Banda da Polícia Militar da Bahia executou o Hino ao 2 de Julho e o Hino Nacional. Após a execução dos hinos, foi a vez das escolas se apresentarem.

Agradecimentos:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA - CRE Subúrbio 2








quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É HOJE!

CHEGOU O DIA!

HOJE ACONTECERÁ A 4ª EDIÇÃO DO CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO.

EM BREVE, VOCÊ PODERÁ CONFERIR TODA A COBERTURA DESTE EVENTO.
AQUI NO BLOG!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NÓS APOIAMOS O IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO


NÓS APOIAMOS O IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO


PREPARE-SE! SERÁ NO DIA 11 DE OUTUBRO

Na próxima quinta-feira, 11 de outubro, será realizado o IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO.
Foram mais de dois meses de reuniões de planejamento: discussão de propostas de roteiro, definição de tema e cartaz, elaboração da programação, levantamento de demandas por materiais, equipamentos e serviços, definição de estratégias de comunicação, mobilização de parceiros, etc. Foram muitas reuniões. Uma aprendizagem coletiva. Cada participante, representando a sua organização, colaboração com suas experiências, informações e conhecimentos.

Foram realizadas várias visitas a organizações locais com a finalidade de divulgar o Cortejo Literário e mobilizar público. Cada instituição, integrante da comissão organizadora, assumiu a responsabilidade de mobilizar outros grupos.

Bibliotecas comunitárias, Associações, Escolas, ONGs... todos se preparam para fazer o melhor durante o evento. Agora é só ajustar os últimos detalhes e cantar, e gritar, e declamar poesias, e caminhar e celebrar o Dia Nacional da  Leitura.

Participaram das reuniões de planejamento do IV Cortejo Literário:
  • Associação Criança e Família
  • Associação de Moradores de Ilha Amarela
  • Biblioteca Comunitária Paulo Freire / SOFIA Centro de Estudos
  • Biblioteca Comunitária Parque São Bartolomeu
  • CRE Subúrbio 1
  • CRE Subúrbio 2
  • Escola ACM
  • Escola Comunitária Nsa. Sra. de Escada
  • Escola Municipal de Periperi
  • Grupo de Jovens Liberdade Já
  • Lar Fabiano de Cristo
  • Projeto Dom Quixote
  • Projeto Fala Escritor







domingo, 7 de outubro de 2012

Crianças e adolescentes da BC Paulo Freire declamam poesias em evento do CMDCA


CMDCA lança calendário de eventos na Câmara
Rodrigo Soares

O Centro de Cultura da Câmara sediou, na manhã desta segunda-feira (1º), o lançamento do Calendário em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Salvador – Outubro Criança 2012. A atividade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi coordenada por Renildo Barbosa, vice-presidente do órgão.

“Neste mês de outubro, quando se comemora o Dia da Criança, realizaremos diversas atividades sociais, culturais e recreativas em parceria com as muitas instituições ligadas ao CMDCA, como o SOFIA e o Lar Fabiano de Cristo”, informou Renildo. Ele acrescenta que o avento anual que ocorre em outubro coloca em pauta os direitos das crianças e dos adolescentes.

Segundo a assistente social do SOFIA Centro de Estudos, Ladailza Teles, o calendário Outubro Criança 2012 “fortalece a atuação do CMDCA, mobilizando os parceiros que cuidam dos direitos de crianças e adolescentes”.

Livros

No evento, crianças do SOFIA falaram e apresentaram cartazes destacando os valores culturais dos livros nas vidas das pessoas, trazendo, dentre outras coisas, “conhecimento, alegria, suspense, mistério e imaginação”. Os versos de “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes, foram declamados por Taíse Teles, mediadora de Leitura do SOFIA.
Conforme o calendário de atividades, haverá oficina de brinquedos com reciclagem e oficina de ilustração, na Biblioteca Comunitária Paulo Freire, em Escada, nos dias 2 e 3; Feira de Economia Solidária: troca-troca de brinquedos e ciranda infantil, na Praça de Periperi, no dia 6; Ciranda Infantil: Brincando em Família, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, no dia 14, e Cultura de Rua Primeira Infância na Praça, no Solar Boa Vista de Brotas, no dia 22, dentre outras atividades.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA NA BC PAULO FREIRE – 2012

A BC Paulo Freire comemora a Semana das Crianças com uma programação especial repleta de atividades de incentivo à leitura literária.

A Programação a seguir também comemora o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009).


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário

Desde a sua 1ª edição, em 2009, o Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário tem mobilizado diferentes atores sociais, individuais e coletivos, governamentais e não governamentais, notoriamente engajados e comprometidos com o desenvolvimento de ações educativas e culturais no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sensibilizando-os para a importância de valorizar o livro e a leitura literária como elementos relevantes na formação de cidadãos participativos, críticos, autônomos e criativos.

O Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário é um evento cultural de promoção do livro e da leitura voltada para públicos diversos, especialmente para crianças, adolescentes e jovens participantes de projetos educativos executados por organizações da sociedade civil e de escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em 2012, o Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário apresenta o lema “Pelo Direito à Leitura”.

O 4º Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário tem como objetivo “Destacar a importância do livro e da leitura literária na formação de crianças e adolescentes e comemorar  o Dia Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009)”, de acordo com a estratégia de mobilizar diferentes atores sociais atuantes no Subúrbio Ferroviário para a causa do livro e da leitura literária.

O Cortejo Literário e demais atividades de incentivo à leitura e formação de novos leitores executadas pela Biblioteca Comunitária Paulo Freire contam com o apoio técnico e financeiro do Instituto C&A.

Data:
11 de outubro de 2012
Concentração:
Praça da Revolução, em Periperi, às 08h00
Saída:
Praça da Revolução, em Periperi, às 09h00
Trajeto:
Av. Suburbana no sentido Periperi - Coutos
Encerramento:
Escola Municipal Cid Passos, em Coutos, às 11h30

Comissão Organizadora

  • Lar Fabiano de Cristo
  • Biblioteca Comunitária Paulo Freire (SOFIA Centro de Estudos)
  • CRE Subúrbio 2
  • Escola Comunitária Nsa. Sra. de Escada
  • Escola Estadual ACM
  • Associação Criança e Família
  • Projeto Fala Escritor
  • Projeto Dom Quixote/UFBA
  • Escola Municipal de Periperi
  • Biblioteca Comunitária de Ilha Amarela
  • Grupo de Jovens Liberdade Já