quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Clube da Leitura Especial: Conferência Livre da Criança e do Adolescente da BC Paulo Freire

O Clube da Leitura, no dia 17 de setembro/2011, contou com a participação das Escolas Comunitárias Nsa. Sra. de Escada e Nova Aliança, situadas nas localidades de Escada e Praia Grande, no Subúrbio Ferroviário, respectivamente.
O encontro deste sábado foi especial. Além de literatura, seu principal motivo, o Clube também abordou sobre a realização de Pré-conferências e Conferências Livres, preparatórias da VIII Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Salvador.
Participaram crianças e adolescentes com idades que variavam entre 6 e 18 anos. A dinâmica de integração estabeleceu um clima favorável à participação de todos.
Durante a primeira parte da manhã, a atividade de leitura literária utilizou o livro “Vida de Criança”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Na segunda parte, aconteceu a Conferência Livre da Criança e do Adolescente da BC Paulo Freire, com o objetivo de apresentar o tema da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e garantir a efetiva participação deste público na Conferência.
As crianças e adolescentes foram organizados em grupos conforme a idade. A discussão nos grupos foi apoiada pela leitura da cartilha “O Menino Maluquinho e o ECA”, de Ziraldo, além de papeletas com artigos do ECA impressos. Ao final, cada grupo apresentou produtos, tais como cartazes, dramatização sobre a situação dos meninos de rua, poesia sobre os direitos das crianças e proteção das famílias e até um rap sobre a proteção das crianças e adolescentes.
A Conferência Livre da Criança e do Adolescente da BC Paulo Freire elegeu seu representantes (1 adulto, 1 adolescente e 1 criança) para participar da Pré-conferência Municipal da Criança e do Adolescente do Subúrbio Ferroviário, que acontecerá no dia 30 de setembro de 2011: Ladailza Teles, Teógenes Campina e Leandro Nascimento (pela BC Paulo Freire), Maria Inês Santos, Alice Batista e Tainá Bonfim (pela Esc. Com. Nova Aliança) e Geovani Silva e Jéssica Neves (pela Esc. Com. Nsa. Sra. de Escada).


Produtos do trabalho em grupos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.