sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Equipe de Mediadoras da BC Paulo Freire em atividade de Formação

Como atividade de formação permanente de sua equipe de mediadoras de leitura, a BC Paulo Freire realizou mais um grupo de estudo no dia 30 de julho.
A atividade foi iniciada com um relato sobre o histórico, a missão e as linhas de ação do SOFIA. Em seguida, o foco foi direcionado para o Programa de incentivo à leitura da BC Paulo Freire e o seu Plano de Ação 2012.
O estudo prosseguio com o relato de como cada um dos presentes iniciou a sua história leitora. Os relatos foram muito interessantes: houve o incentivo do pai, que comprava livros de literatura e presenteava; através dos avós, que contava histórias; por influência do marido, que é leitor e sempre motivou que também lesse; através da leitura de um livro que marcou como experiência de leitura e motivou a busca de novos livros.
Em seguida, foi lido o texto "Por uma Arte de Contar Histórias", de Fanny Abramovich, que reflete sobre a importância de se contar história para uma criança enquanto ação que suscita o universo da imaginação. Após a leitura e discussão do texto de Abramovich, passou-se para uma atividade prática: cada participante mediou a leitura da história "O galo e a raposa" para as demais participantes.
Este exercício possibilitou a socialização de experiências e técnicas de leitura para o público. Após cada mediação, o grupo comentava sobre o que foi observado, a forma como era realizada a mediação, discutia-se sobre essa prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE ESTE TEXTO. QUEREMOS CONHECER SUA OPINIÃO.