quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jorge Conceição lança o livro"Negritude: do espelho quebrado à identidade autêntica" na BCPF

A BCPF celebrou o dia da consciência negra com o lançamento do livro " Negritude: do espelho quebrado à identidade autêntica" escrito pelo professor Jorge Conceição.


A tarde de terça-feira do dia 20 de novembro foi muito divertida, todo o ambiente foi organizado para acolher os participantes, o que colaborou para que o professor realizasse um bate papo com adolescentes, crianças e moradoras de Escada sobre "Consciência negra e conquista da cidadania". Toda a discussão partiu do seu livro.
 

                                      

terça-feira, 20 de novembro de 2012

CONVITE A COMUNIDADE DO SUBÚRBIO

A Biblioteca de Extensão em parceria com a Biblioteca Comunitária Paulo Freire realizam Debate sobre a consciência negra e a conquista da cidadaniacom o Prof. Jorge Conceição e seu livro "Negritude: do espelho quebrado a identidade autêntica".


Data: 20/11/12
Hora: 15:00
Local: 
Biblioteca Comunitária Paulo Freire/SOFIA
Público: Adolescentes, educadores, professores...

domingo, 18 de novembro de 2012

Integrante da Biblioteca Com. Paulo Freire participou de último Encontro de Formação de 2012 promovido pelo Instituto C&A através do Programa Prazer em Ler na cidade de Recife.

De 13 a 16 de novembro, representantes dos Pólos de Leitura apoiados pelo Instituto C&A através do Programa Prazer em Ler estiveram presentes na cidade de Recife, participando do último encontro de formação de 2012. Representantes das Bibliotecas Comunitárias da Bahia, Paraíba, do Rio Grande do Norte, Maranhão e Minas Gerais estiveram presentes.
O encontro foi muito enriquecedor. Proporcionou muitos aprendizados, avaliar os trabalhos desenvolvidos e perceber as conquistas e desafios no que tange às Políticas Públicas do Livro, Leitura e Bibliotecas Comunitárias, Escolares e Espaços de Leitura.
Estive presente neste evento representando a Biblioteca Comunitária Paulo Freire do SOFIA Centro de Estudos.

 Encontro de Formação com Instituto C&A através do Programa Prazer em Ler.
 
 Participação no I Encontro Estadual de Bibliotecas de Pernanbuco.
EMredando Leitura visitando a FLIPORTO (8ª Festa Literária Internacional de Pernambuco)

 Momento de autógrafo com a escritora Ninfa Parreiras na FLIPORTO.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Aos parceiros e Apoiadores do IV Cortejo Literário


O SOFIA CENTRO DE ESTUDOS e a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA PAULO FREIRE agradecem a todos os parceiros pela cooperação em vista da realização do IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO:
Lar Fabiano de Cristo, CRE Subúrbio 2, Escola Estadual ACM, Escola Municipal de Periperi, Projeto Fala Escritor, Projeto Dom Quixote, Associação Criança e Família, ASSMOILHA, dentre outros.


Nossos agradecimentos especiais aos apoiadores:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA.

sábado, 13 de outubro de 2012

Imagens do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário - parte II


O tímido sol que ensaiava aquecer as primeiras horas da manhã, fez-nos acreditar que o dia seria de sol. Mas a esperança durou pouco. A chuva retornou intensa no instante em se davam os preparativos para o início da caminhada.
Alguns minutos depois, quando a chuva cessou, os animadores, de cima do minitrio, convocaram todos os presentes a se posicionarem. A faixa e os bonecões à frente, abriam o Cortejo e anunciavam aos moradores locais, transeuntes e curiosos o motivo da festa: era o IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário. Era a celebração do Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009.
A FAMUPI, fanfarra da Escola Municipal de Periperi, animava o Cortejo, seguida de diversas alas compostas de crianças, adolescentes e jovens das bibliotecas comunitárias, de escolas públicas e comunitárias, de associações, de ONGs, grupos culturais diversos.
O poeta Castro Alves (Marcos Peralta), de cima do minitrio, declamava poesias de sua autoria e de outros poetas baianos. Em companhia de Moacir e Amando animavam o Cortejo, quando a chuva retornou, agora ainda mais intensa. Já não havia retorno, nem proteção. O Cortejo estava em plena Avenida Suburbana, em meio ao trânsito.
Atrás do minitrio, a banda de percussão ditava o ritmo. A chuva já não ameaçava, apesar de sua intensidade. Ao som da percussão e da FAMUPI, as crianças, adolescentes e jovens divertiam-se com a chuva.
O IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário, finalmente, chegou ao seu destino, a Escola Municipal Cid Passos, em Coutos. Havia uma sensação de vitória, de superação de todos os obstáculos.
O tempo chuvoso alterou os horários e a programação. Talvez algumas pessoas não tenham tido a coragem de sair em baixo de tanta chuva. Mas quem não desistiu, quem compareceu à Pç. da Revolução, quem percorreu os 2 Km até a Escola Municipal Cid Passos não esquecerá.

Agradecimentos:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA - CRE Subúrbio 2








Imagens do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário - parte I

10 de outubro de 2012, quarta-feira, véspera do IV Cortejo Literário. A cidade de Salvador amanhece sob forte chuva. Anoitece. A chuva continua intensa. A comissão organizadora do IV Cortejo Literário está apreensiva. Já não há como adiar a realização do evento.
11 de outubro de 2012, quinta-feira. O dia amanheceu chuvoso. Ainda resta uma esperança de que a chuva dê uma trégua. Apesar das condições desfavoráveis do tempo em Salvador, o público compareceu à Pç. da Revolução, em Periperi, local de concentração do IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário.
Crianças, adolescentes, jovens, familiares, educadores sociais, professores. Público mobilizado pelas bibliotecas comunitárias, associações, escolas públicas, ONGs, grupos culturais diversos. A Pç. da Revolução foi ocupada por uma multidão animada e colorida, portando faixas, cartazes, banners com imagens e frases com referência à importância do livro e da leitura.
A programação do IV Cortejo Literário foi iniciada, na Pç. da Revolução, com a queima de fogos de artifício e um discurso de abertura. Em seguida, a Banda da Polícia Militar da Bahia executou o Hino ao 2 de Julho e o Hino Nacional. Após a execução dos hinos, foi a vez das escolas se apresentarem.

Agradecimentos:
CESE - Instituto C&A - EMredando Leituras - Labfoto/FACOM/UFBA - CTS - Polícia Militar - CMDCA - CRE Subúrbio 2








quinta-feira, 11 de outubro de 2012

É HOJE!

CHEGOU O DIA!

HOJE ACONTECERÁ A 4ª EDIÇÃO DO CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO.

EM BREVE, VOCÊ PODERÁ CONFERIR TODA A COBERTURA DESTE EVENTO.
AQUI NO BLOG!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NÓS APOIAMOS O IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO


NÓS APOIAMOS O IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO


PREPARE-SE! SERÁ NO DIA 11 DE OUTUBRO

Na próxima quinta-feira, 11 de outubro, será realizado o IV CORTEJO LITERÁRIO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO.
Foram mais de dois meses de reuniões de planejamento: discussão de propostas de roteiro, definição de tema e cartaz, elaboração da programação, levantamento de demandas por materiais, equipamentos e serviços, definição de estratégias de comunicação, mobilização de parceiros, etc. Foram muitas reuniões. Uma aprendizagem coletiva. Cada participante, representando a sua organização, colaboração com suas experiências, informações e conhecimentos.

Foram realizadas várias visitas a organizações locais com a finalidade de divulgar o Cortejo Literário e mobilizar público. Cada instituição, integrante da comissão organizadora, assumiu a responsabilidade de mobilizar outros grupos.

Bibliotecas comunitárias, Associações, Escolas, ONGs... todos se preparam para fazer o melhor durante o evento. Agora é só ajustar os últimos detalhes e cantar, e gritar, e declamar poesias, e caminhar e celebrar o Dia Nacional da  Leitura.

Participaram das reuniões de planejamento do IV Cortejo Literário:
  • Associação Criança e Família
  • Associação de Moradores de Ilha Amarela
  • Biblioteca Comunitária Paulo Freire / SOFIA Centro de Estudos
  • Biblioteca Comunitária Parque São Bartolomeu
  • CRE Subúrbio 1
  • CRE Subúrbio 2
  • Escola ACM
  • Escola Comunitária Nsa. Sra. de Escada
  • Escola Municipal de Periperi
  • Grupo de Jovens Liberdade Já
  • Lar Fabiano de Cristo
  • Projeto Dom Quixote
  • Projeto Fala Escritor







domingo, 7 de outubro de 2012

Crianças e adolescentes da BC Paulo Freire declamam poesias em evento do CMDCA


CMDCA lança calendário de eventos na Câmara
Rodrigo Soares

O Centro de Cultura da Câmara sediou, na manhã desta segunda-feira (1º), o lançamento do Calendário em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Salvador – Outubro Criança 2012. A atividade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) foi coordenada por Renildo Barbosa, vice-presidente do órgão.

“Neste mês de outubro, quando se comemora o Dia da Criança, realizaremos diversas atividades sociais, culturais e recreativas em parceria com as muitas instituições ligadas ao CMDCA, como o SOFIA e o Lar Fabiano de Cristo”, informou Renildo. Ele acrescenta que o avento anual que ocorre em outubro coloca em pauta os direitos das crianças e dos adolescentes.

Segundo a assistente social do SOFIA Centro de Estudos, Ladailza Teles, o calendário Outubro Criança 2012 “fortalece a atuação do CMDCA, mobilizando os parceiros que cuidam dos direitos de crianças e adolescentes”.

Livros

No evento, crianças do SOFIA falaram e apresentaram cartazes destacando os valores culturais dos livros nas vidas das pessoas, trazendo, dentre outras coisas, “conhecimento, alegria, suspense, mistério e imaginação”. Os versos de “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes, foram declamados por Taíse Teles, mediadora de Leitura do SOFIA.
Conforme o calendário de atividades, haverá oficina de brinquedos com reciclagem e oficina de ilustração, na Biblioteca Comunitária Paulo Freire, em Escada, nos dias 2 e 3; Feira de Economia Solidária: troca-troca de brinquedos e ciranda infantil, na Praça de Periperi, no dia 6; Ciranda Infantil: Brincando em Família, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, no dia 14, e Cultura de Rua Primeira Infância na Praça, no Solar Boa Vista de Brotas, no dia 22, dentre outras atividades.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA NA BC PAULO FREIRE – 2012

A BC Paulo Freire comemora a Semana das Crianças com uma programação especial repleta de atividades de incentivo à leitura literária.

A Programação a seguir também comemora o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009).


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário

Desde a sua 1ª edição, em 2009, o Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário tem mobilizado diferentes atores sociais, individuais e coletivos, governamentais e não governamentais, notoriamente engajados e comprometidos com o desenvolvimento de ações educativas e culturais no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sensibilizando-os para a importância de valorizar o livro e a leitura literária como elementos relevantes na formação de cidadãos participativos, críticos, autônomos e criativos.

O Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário é um evento cultural de promoção do livro e da leitura voltada para públicos diversos, especialmente para crianças, adolescentes e jovens participantes de projetos educativos executados por organizações da sociedade civil e de escolas públicas do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Em 2012, o Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário apresenta o lema “Pelo Direito à Leitura”.

O 4º Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário tem como objetivo “Destacar a importância do livro e da leitura literária na formação de crianças e adolescentes e comemorar  o Dia Nacional da Leitura e da Literatura (Lei nº 11.899/2009)”, de acordo com a estratégia de mobilizar diferentes atores sociais atuantes no Subúrbio Ferroviário para a causa do livro e da leitura literária.

O Cortejo Literário e demais atividades de incentivo à leitura e formação de novos leitores executadas pela Biblioteca Comunitária Paulo Freire contam com o apoio técnico e financeiro do Instituto C&A.

Data:
11 de outubro de 2012
Concentração:
Praça da Revolução, em Periperi, às 08h00
Saída:
Praça da Revolução, em Periperi, às 09h00
Trajeto:
Av. Suburbana no sentido Periperi - Coutos
Encerramento:
Escola Municipal Cid Passos, em Coutos, às 11h30

Comissão Organizadora

  • Lar Fabiano de Cristo
  • Biblioteca Comunitária Paulo Freire (SOFIA Centro de Estudos)
  • CRE Subúrbio 2
  • Escola Comunitária Nsa. Sra. de Escada
  • Escola Estadual ACM
  • Associação Criança e Família
  • Projeto Fala Escritor
  • Projeto Dom Quixote/UFBA
  • Escola Municipal de Periperi
  • Biblioteca Comunitária de Ilha Amarela
  • Grupo de Jovens Liberdade Já

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Histórico do Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário

Em 2009, sob a influência da recém promulgada Lei nº 11.899/2009, que institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, o SOFIA Centro de Estudos, através de sua Biblioteca Comunitária Paulo Freire, mobilizou diversas organizações sociais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, atuantes nas áreas de educação e cultura, com a proposta de realização da “Semana da Leitura da BC Paulo Freire".
A programação desta primeira “Semana da Leitura” previa a realização de um cortejo literário com a proposta de mobilizar diversos agentes sociais do Subúrbio Ferroviário em torno da causa do livro e da leitura, dar visibilidade às ações das organizações envolvidas com o evento e divulgar a Lei nº 11.899/2009. Na manhã de 16 de outubro de 2009, aconteceu o “I Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário”, que percorreu o trecho da Av. Suburbana, saindo do Largo do Luso (no bairro de Plataforma) até o Largo de Escada.
Em 27 de outubro de 2010, acontece o II Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário. Desta vez, o cortejo percorreu ruas internas dos bairros de Itacaranha e Escada. A concentração do público ocorreu na Escola Municipal Manoel Faustino (Itacaranha), de onde o Cortejo partiu para a Escola Municipal Catarina Paraguaçu, sendo recebido por estudantes e educadores desta unidade escolar. Após um lindo recital de poesia e apresentação de teatro protagonizados pelas crianças, o cortejo seguiu até a sede da BC Paulo Freire onde foi encerrado com diversas apresentações literárias e culturais.
O êxito dos anos anteriores possibilitou a realização do III Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário em 14 de outubro de 2011. Diversas organizações parceiras foram mobilizadas, entre escolas públicas e comunitárias, grupos culturais, associações e ONGs, enfim, grupos e instituições que atuam no âmbito da educação e da cultura com o público de crianças e adolescentes. Nesta 3ª edição, o cortejo partiu da Praça da Revolução em Periperi até a sede da Biblioteca Comunitária Paulo Freire.

sábado, 22 de setembro de 2012

PARTICIPE

IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário
11 de outubro de 2012
"Pelo Direito de Ler"


III Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário
14 de outubro de 2011



II Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário
27 de outubro de 2010



I Cortejo Literáriodo Subúrbio Ferroviário
16 de outubro de 2009

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

AGOSTO EM RETROSPECTIVA - IV

Na tarde de 31 de agosto, crianças e adolescentes integrantes da Hora do Conto e do Clube da Leitura, da BC Paulo Freire, reuniram-se para um "Bate-papo sobre a obra de Jorge Amado".

A tarde seguiu com a descrição da história pessoal de Jorge Amado. Logo após, foi apresentada a exposição montada na Biblioteca sobre a vida e obra grande escritor baiano homenageado.

Reunido o grupo novamente, foi contada a história de um gato e uma andorinha que se apaixonaram reciprocamente. A narrativa, baseada no livro "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, despertou o interesse dos pequenos leitores presentes.


Formação de Mediadores de Leitura

Em seguimento ao processo de formação da BC Paulo Freire, aconteceu, no dia 27 de agosto, a OFICINA DE CAPACITAÇÃO PARA MEDIADORES DE LEITURA voltada à formação continuada da equipe de mediadoras da BC Paulo Freire e das organizações sociais parceiras. A realização da oficina também tem por finalidade a formação de novos mediadores.

A proposta apresentada pela BC Paulo Freire divide-se em módulos temáticos desenvolvidos periodicamente. A oficina foi dividida em duas partes: a primeira, voltada à fundamentação teórica, e desenvolvida por José Edemilson, abordou as diferentes concepções de leitura a partir de referenciais como Paulo Freire, Marisa Lajolo, Angela Kleiman e Silvia Castrillón.

Na segunda parte, voltada à troca de experiências, Ladailza G. Teles e Taíse T. Souza, mediaram a leitura do livro "Bonita, é assim que Vovó me chama", de Barbara M. Joosse, e dinamizaram uma discussão a partir da observação do grupo presente. A partir desta experiência, foram destacados itens como: a centralidade do livro, a escolha do texto literário de acordo com o perfil da criança ou adolescente, a entonação da voz, a disponibilidade do livro para o empréstimo.

Participaram desta primeira oficina, 13 pessoas, representando as organizações: SOFIA/BC Paulo Freire, Lar Fabiano de Cristo, CESMOB, Esc. Mun. Sta. Luzia, Quilombo Kioiô e o Grupo de Jovens Liberdade Já.




AGOSTO EM RETROSPECTIVA - III


No dia 24 de agosto, Taíse Teles e Rute Adriane, mediadoras de leitura da BC Paulo Freire, estiveram na instituição Lar Fabiano de Cristo, em Coutos, no Subúrbio Ferroviário, para a realização de mais uma edição das Histórias do Fundo do Baú.

A atividade aconteceu na Biblioteca Jacaré Poió, mantida pela instituição,  com a participação das crianças e dos idosos atendidos pelo Lar Fabiano de Cristo.

O encontro foi animado com canções folclóricas. Em seguida, foram lidas duas lendas: “Papa Figo” e a “Mulher da Meia-noite”, do livro “Lendas do Folclore Popular”, de Beto Brito. Deu-se continuidade com a mediação da história “A mula sem cabeça”, do livro “O Saci”, de Monteiro Lobato.

O encontro foi finalizado com a leitura da história “O canto do sabiá”, do livro “Folclore Divertido”, além de provérbios, quadras e advinhas.

AGOSTO EM RETROSPECTIVA - II

Em comemoração ao centenário de nascimento de Jorge Amado, a BC Paulo Freire organizou uma exposição com informações sobre a vida e a obra do escritor baiano.